FROTA LOGÍSTICA

O grupo sucroenergético Atvos anunciou nesta quinta-feira, 29, uma parceria estratégica com a Scania Brasil para modernizar sua frota logística com caminhões movidos a biometano. O acordo de compra dos caminhões foi formalizado em encontro na sede da Atvos, em São Paulo, com a presença do CEO da companhia, Bruno Serapião, e do presidente da Scania Brasil, Simone Montagna.

De acordo com a Atvos, o projeto representa mais um passo rumo a uma logística de baixo carbono. A companhia pretende ampliar o uso de energia renovável em até 40% no médio prazo e reforçar o compromisso com a descarbonização de suas operações.

Na operação da Atvos, 1 m³ de biometano substitui em média entre 0,75 e 0,9 litros de diesel, mantendo desempenho equivalente ao dos caminhões. Um estudo interno da companhia também indica que o custo por quilômetro rodado com biometano já é competitivo nas atuais condições de mercado.

O investimento ocorre em paralelo à construção da primeira fábrica de biometano da Atvos, em Nova Alvorada do Sul (MS), que deverá abastecer a própria frota da empresa. A princípio, os novos veículos vão operar nas unidades Conquista do Pontal, em Mirante do Paranapanema (SP); Eldorado, em Rio Brilhante (MS); e Santa Luzia, em Nova Alvorada do Sul (MS).

“Transformar resíduos da cana em biocombustível para movimentar nossa própria operação traduz, na prática, o conceito de bioeconomia circular. Esta parceria com a Scania acelera nossa jornada rumo a uma logística cada vez mais sustentável e eficiente”, afirma Serapião.

A perspectiva das companhias é que a adoção dos novos caminhões também deva elevar a eficiência da operação da Atvos com menor necessidade de manutenção e redução de paradas, reforçando o alinhamento entre desempenho econômico e transição energética.

Segundo a Scania, os caminhões a biometano podem reduzir as emissões em até 90% em comparação ao diesel, mantendo produtividade e competitividade no custo total da operação. A companhia ainda alega que, além da redução de emissões de CO2, o uso do biometano contribui para a diminuição de material particulado e ruído, favorecendo operações mais limpas e eficientes.

“Essa parceria demonstra como o biometano já é uma solução viável para operações reais de transporte pesado no Brasil, reforçando seu papel como uma das principais alternativas disponíveis hoje para a descarbonização do transporte pesado, especialmente em operações de curta e média distância”, destaca Montagna.

A Scania também destaca que a evolução da parceria com a Atvos é resultado direto de uma estratégia estruturada, construída a partir das necessidades reais da operação. “Essa jornada começou em 2024, com a aquisição do primeiro caminhão a gás, que apresentou resultados consistentes e comprovados para a Atvos. Esse desempenho abriu caminho para um novo passo, agora com a aquisição de uma frota mesclada, desenhada sob medida para a complexidade da operação canavieira”, afirma o diretor de vendas de soluções da Scania Brasil, Alex Nucci.

Fonte: Nova Cana

Categoria:

Deixe seu Comentário