SAFRA DA UVA

A safra de uva 2025/2026 no Rio Grande do Sul deve ultrapassar 900 mil toneladas, segundo estimativa divulgada pela Emater/RS-Ascar. O volume previsto é de 905,3 mil toneladas, representando aumento de até 10% em relação à temporada anterior.

Maior produtor de uvas destinadas à indústria no Estado, Flores da Cunha sediou nesta semana a 1ª Abertura Nacional da Colheita da Uva. O evento que reuniu autoridades, produtores e lideranças da cadeia vitivinícola na Vinícola Luiz Argenta, na Serra Gaúcha.

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 42,4 mil hectares de parreirais voltados à produção industrial e 3,4 mil hectares destinados ao consumo in natura. No município de Flores da Cunha, cerca de 1,5 mil famílias vivem diretamente da vitivinicultura, consolidando o território como uma das principais referências do setor no país.

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, destacou a força da atividade. “A estimativa de uma safra superior a 900 mil toneladas confirma o trabalho qualificado das famílias produtoras e a importância estratégica da vitivinicultura para o desenvolvimento regional”, afirmou.

Já o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, ressaltou o papel da colheita na valorização do enoturismo. “A colheita da uva vai além da produção agrícola. Ela se traduz em experiência turística, identidade cultural e desenvolvimento regional”, disse.

Também participaram do evento o prefeito de Flores da Cunha, César Ulian, além de representantes estaduais e municipais.


FONTE:   Agro em  Campo

Categoria:

Deixe seu Comentário