CANA DE AÇUCAR
Parceria firmada entre Unica e Cetesb visa ampliar o aproveitamento de resíduos, além da vinhaça, como fonte de energia renovável
A União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) firmaram parceria para deixar o setor do açúcar e do etanol “mais moderno, sustentável e com regras mais claras”, como classificaram os envolvidos.
A ideia é que as usinas sucroenergéticas trabalhem com mais segurança, aproveitando melhor os resíduos e reforçando o papel da cana-de-açúcar na produção de energia limpa. O acordo foi assinado durante evento do governo estadual pré-COP30, o Summit Agenda SP + Verde realizado nesta terça-feira, 4
Na prática, a parceria vai permitir atualizar normas e criar novas orientações para o uso dos restos da produção de etanol e açúcar – como a vinhaça e a torta de filtro, que podem virar fertilizantes ou até fonte de energia. Isso faz parte do que se chama de economia circular, quando nada é desperdiçado e tudo é reaproveitado.
Segundo o presidente da Unica, Evandro Gussi, o setor vem ganhando força justamente por aproveitar melhor os resíduos da cana. “Estamos ampliando o uso da biomassa, que é o material orgânico que sobra da produção, e encontrando formas de transformar o que antes era lixo em energia e fertilizante”, explicou.
